quinta-feira, 21 de junho de 2012

Mensagem de Angelina Jolie para o Dia Mundial dos Refugiados 2012



A UNHCR acredita que apenas 1 pessoa ser forçada a fugir, é demais. E isso é verdade. Todo refugiado importa individualmente. Cada um tem sua própria história. Cada um sofreu e sobreviveu mais do que eu poderia suportar. E, no entanto, eles levantam-se para viver mais um dia.

Nós corremos o risco de esquecer o indivíduo quando falamos em números, mas os números contam uma história importante. No ano passado 4.3 milhões de pessoas ficaram desabrigadas. Existem ainda 2.7 milhões de refugiados no Afeganistão. 12 milhões de pessoas estão apátridas. E pelo quinto ano consecutivo, o número de pessoas desabrigadas ultrapassou 42 milhões.

Infelizmente, a pessoa que se torna um refugiado, provavelmente continuará a ser um refugiado por vários anos – muitas vezes preso em um campo ou vivendo precariamente na cidade de um país em desenvolvimento. 70 por cento dos refugiados que estão sob a proteção da UNHCR tem vivido nessa situação há mais de cinco anos. Sua segurança e bem estar dependem da generosidade contínua desses países que mantiveram suas fronteiras abertas aos refugiados, e com esforços vitais em fornecer ajuda humanitária, onde e quando for necessário.

Infelizmente, o mundo está produzindo mais rápido pessoas desabrigadas do que soluções pra resolver os problemas. E as soluções não são exclusivamente humanitárias – são também políticas. A comunidade internacional deve dedicar-se à prevenção dos conflitos, abordando-os quando eles entrarem em erupção, e resolvendo-os rapidamente, pois essa é a única forma de criar soluções duradouras para os refugiados, cuja força nos inspira neste Dia Mundial do Refugiado.

Angelina Jolie, 20 de junho de 2012

UNHCR agradece a Sra. Jolie pela nova doação feita hoje, US$: 100.000 para o nosso trabalho em ajudar os refugiados da Síria.
Fonte: Fãs de Angelina Jolie

Nenhum comentário: