quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Angelina Jolie visita refugiados sírios no Iraque
























Neste último sábado, dia 15 de Setembro, a atriz americana, Angelina Jolie, se reuniu me Bagdá com autoridades iraquianas para analisar as condições dos refugiados sírios no Iraque, onde se encontra em viagem pelos países vizinhos da Síria. Em sua qualidade de Enviada Especial do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (UNHCR), Angelina se reuniu com o Ministro das Relações Exteriores do Iraque, Hoshiyar Zebari, como também com o Ministro de Deslocamento e Migração, Dindar Najman Shafeeq. Em um comunicado, o Ministério explicou que o encontro foi marcado para se debater sobre as condições de vida e as necessidades dos refugiados sírios no Iraque, onde os mesmos são atendidos pelas autoridades e também por familiares. Zebari detalhou à estrela de Hollywood todos os planos do Governo iraquiano para tratar os refugiados e também atender as demandas humanitárias. Ainda durante a reunião, Angelina recebeu um presente do Hoshiyar Zebari.

Já neste domingo, dia 16 de Setembro, Angelina encerrou, no Iraque, sua viagem de cinco dias. A Enviada Especial da UNHCR visitou todos os países vizinhos da Síria que receberam e continuam recebendo refugiados que fogem do intenso conflito que acontece no país. Cerca de 260 mil refugiados sírios já foram registrados desde o ínicio do conflito.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR) assinalou que a atriz passou o domingo com refugiados sírios no acampamento de Domiz, no norte do Iraque, e também se reuniu em Arbil com altos funcionários do Governo Regional do Curdistão, incluindo o primeiro-ministro Nechirvan Barzani e o ministro do Interior, Karim Sinjari,como também com os governadores de Erbil e Dohuk,muitos dos quais também foram refugiados. Durante as reuniões, Jolie prometeu o apoio da UNHCR ao governo Iraquiano por receber e hospedar grande número de refugiados sírios e que vem aumentando rapidamente. Diante dessas circunstâncias, a atriz americana também destacou “os nobres esforços do governo iraquiano ao apoiar os refugiados sírios” e também exaltou que todos aqueles que chegarem em busca de asilo serão bem recebidos. Angelina também visitou o campo de refugiados em Dohuk, no norte do Iraque. O acampamento está localizado a 400 quilômetros de Bagdá.
“Estive em outros quatro acampamentos de refugiados sírios e este é o primeiro onde eles já estão se preparando para a interiorização. Aqui também eles já possuem carteira de identidade, o que dá a essas pessoas a liberdade de deslocamento, algo extraordinário. Então, o acampamento está bem avançado nesta área”.
Esta foi a quarta visita de Jolie ao Iraque. Cerca de 1,3 milhões de iraquianos continuam desabrigados no país e o governo tornou prioridade melhorar seus padrões de vida e encontrar soluções para eles através do retorno voluntário aos seus locais de origem ou através da integração local.
Fonte (texto): AngelinaFanBrasil

Nenhum comentário: