terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Angelina Jolie visita refugiados sírios na Jordânia






Durante a madrugada desta quarta-feira, dia 05 de Dezembro, a Enviada Especial da UNHCR – Angelina Jolie – viajou até a fronteira da Jordânia com a Síria para se encontrar com amedrontados e exaustos refugiados sírios que tinham acabado de completar a perigosa travessia até a Jordânia.
“O que eu vi ontem à noite foi um exemplo dramático da situação de centenas de milhares de sírios. Eles foram expulsos pelos conflitos e estão procurando por segurança desesperadamente. Os civis que estão no interior do país estão sendo alvos. Muitos daqueles que tentam fugir são expostos a um perigo extremo até chegarem à fronteira. Peço a todos os lados do conflito para fazerem o que puderem para garantir a travessia segura destes inocentes civis,” disse Angelina Jolie nesta quinta-feira, em sua segunda missão à região em três meses.
Quase meio milhão de sírios que fogem dos conflitos foram registrados em países vizinhos desde o ínicio do conflito. Centenas de milhares não são registrados, mas espera-se que recebem ajuda nos próximos meses. Desde a última visita de Jolie, em setembro deste ano, o número de refugiados registrados na região aumentou. Só a Jordânia recebe cerca de 50 mil refugiados. O vasto campo de refugiados de Za’atri, ao norte de Amã, dobrou de tamanho.
Após aterrizar em Amã na quarta-feira, Jolie viajou imediatamente para a fronteira que fica há cerca de uma hora de carro ao norte da capital. Em uma reunião com os oficiais, Jolie elogiou a Jordânia por acolher refugiados sírios apesar das graves tensões sociais e econômicas.
“A incrível compaixão mostrada esta noite pelos guardas da fronteira da Jordânia a essas traumatizadas famílias refugiadas foi comovente. A Jordânia acolheu os refugiados apesar de serem um enorme fardo para o país. A comunidade internacional precisa mostrar mais solidariedade e apoiar a Jordânia e os outros países da região que continuam a manter suas fronteiras abertas,” disse Jolie.
Angelina também participou hoje de uma reunião com o Primeiro Ministro da Jordânia, Abdullah Ensour. Os dois conversaram sobre desenvolvimentos na fronteira da Síria e sobre o impacto humanitário na Jordânia.
Fonte: AngelinaFanBrasil

Nenhum comentário: